Esse é só um dos tantos vídeos circulantes na internet, mas não é qualquer um, realmente. Se atém a fatos e dados pesquisados historicamente. O engraçado é que vi esse vídeo na época em que terminava de ler "A ditadura da mídia", livro de Altamiro Borges, que fala tudo isso mais detalhadamente.
A mídia brasileira, por seus fatores históricos, sempre foi dominada pela direita do país. Tudo isso favorecida pela hegemonia exercida pelas famílias citadas no vídeo, o fortalecimento da manipulação através de todos os meios e de todas as vias de comunicação só aumentou ao passar dos anos.
Hoje, vivemos uma total negação do direito humano de comunicar-se, além da alta propaganda de alienação e apolitização vivida nas TV's. Engraçado também que há pouco tempo atrás vivemos a altamente propagada "faxina de ministros" do governo Dilma. Bem, é outro papo, que vou me ater logo menos. Por enquanto, publico o vídeo e indico a leitura de "A ditadura da mídia".
Trechos retirados do livro:
"Desde a sua origem, a chamada grande imprensa se aliou às forças mais reacionárias da política brasileira. Ela nunca escondeu o seu ódio aos movimentos sociais, seja aos camponeses em luta por um pedaço de terra ou aos operários em greve por melhores salários e condições de trabalho. Diante dos governos progressistas, mesmo os mais tímidos, ela conspirou e pregou golpes. Com raras exceções, ela deu apoio às ditaduras mais arbitrárias e sanguinárias. Através de expedientes sujos, como o denuncismo vazio, chantageou o poder público para obter concessões e subsídios. O discurso da "liberdade de imprensa" sempre serviu aos propósitos ilícitos dos barões da mídia."
"Quando você abre a torneira e sai água suja, o que você faz? Reclama para o órgão responsável pela qualidade da água. E quando você liga a televisão ou o rádio e recebe conteúdos 'sujos', de má qualidade, o que pode ser feito? Praticamente nada." Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário