domingo, 11 de dezembro de 2011

UFPE

Pelo tanto que se corre na UFPE, por tantos e tantos corredores, cheios de vida e descobertas, eu até ressuscito o meu blog pra falar um pouco do que importa.

Durante esses dias, pelo meu fascínio pelo movimento estudantil, acompanhei de perto dois processos que deram o que falar: Eleição para Diretoria do DADSF (DA de Direito da UFPE) e para diretor do CCSA da UFPE. A segunda, por fatos fora de contexto da real disputa eleitoral, mais que a primeira. Pois bem, não quero me ater aos fatos aqui, que já bastante desgastados e conhecidos, não cabem a mim julgar.

O que venho aqui é tentar que voltemos ao debate que realmente importa. Estamos em plena construção da Universidade Federal de Pernambuco, numa conjuntura mudada, progressista, onde nunca se viu tamanha distinção entre um processo de gerenciamento e outro. Falo do precipício que distingue o período FHC do período LULA/Dilma. A gestão da UFPE tem que se colocar no desafio de gerir uma universidade com potencial e condições de crescer. Cabe aos gestores construírem a universidade que exerça o seu papel de transformadora social, tanto pessoal de quem vive e usufrui do ensino superior público, quanto da sociedade que recebe o cidadão formado pela federal de PE. 

O que importa, em ambas eleições, é o debate de ideias, a formulação política de construção da universidade. O resto é se prender em questões secundárias, que não movem um pedaço de madeira pra transformação que desejamos. 

Muito me entristece a diminuição do debate a termos legalistas ou personalismos e xingamentos baratos. Isso tudo em pouco cresce a UFPE. O que se necessita aqui é fortalecer o debate político e perder o medo do diálogo com o movimento partidário. Sim, o movimento partidário, pois ele é historicamente responsável por mudanças profundas no nosso país. O medo de dialogar politicamente é o que enfraquece o esclarecimento popular, e em muito perdemos no potencial de mudança que queremos ter.


PS: Pelas implicações tantas da vida, tinha abandonado isso aqui, mas vejo que é hora de voltar.

Um comentário:

  1. fiquei sabendo de alguns acontecimentos e realmente é lamentavel atitudes que aconteceram, principalmente em se tratando de pessoas que deveriam dar o exemplo...enfim, ta muito bom teu blog, saca o meu: http://bodegadomazinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir