sábado, 2 de junho de 2012

Greves e mídia


As mobilizações pelo Brasil inteiro estão dando o que falar. Lógico, que de um jeito negativo, que criminaliza os movimentos sociais. Ou chegam a ser negligenciadas, o que não sei o que classifico como pior.


Greves têm virado assunto principal pra mim no último mês. Há 15 dias, estive na assembléia geral dos docentes da UFPE, que, seguindo o comando nacional, deflagrou greve na instituição. Os companheiros da UFRPE já o tinham feito igual, seguidos dos docentes da UNIVASF. Totalizando no Brasil inteiro 80% da rede federal de ensino superior parada, mobilizada pela greve. A pressão por mais investimentos na educação, através da mobilização dos três setores universitários, são de extrema importância na acumulação de forças nacional. E pra quem pensa que isso é ruim para os governantes, está muito enganado. Pressão para o governo investir mais em setores sociais ajuda a dar o norte e rediscutir a política brasileira, tentando colocar o país de verdade no rumo do desenvolvimento pleno, com qualificação do nosso povo.


Ao mesmo modo, a rede metroviária recifense também se encontra em greve, e os rodoviários também apontam entrar na luta, por maior valorização do trabalho.

Estive presente hoje pela manhã numa assembleia de associados do Sindicato dos Professores de Pernambuco. A rede privada de ensino também está pronta pra mobilizar-se a uma greve. No espaço, fiquei sabendo que vários setores de ensino básico no Brasil também pedem por mais valorização – como no caso do ensino estadual baiano, que já historia 54 dias em greve.

Nos jornais, não se lê que os trabalhadores pedem mais qualidade no trabalho. A população então não sabe que os professores, junto com os estudantes, pedem 10% do PIB brasileiros investidos em educação. Quanto à aprovação do PNE, no Fantástico não passa nada. No máximo, os jornais estampam a quantidade de pessoas “prejudicadas” pelas paralisações.

E enquanto eu escrevo esse artigo, no comercial da Novela das 18h, o reclame do Jornal Local anuncia:
“Confira hoje no JN, Traficante no Rio de Janeiro é procurado até pelas redes sociais. Pesquisadores na Colômbia mostram que o 'olho maior que a barriga' ajuda na alimentação. Neste domingo, o Fantástico mostrará o novíssimo apartamento do cantor Michel Teló. E a seguir, o navio do Green Peace recém-chegado no porto do Recife gera tremendas filas para vê-lo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário