domingo, 3 de junho de 2012

A Mulher que faz História

Dia 30 de maio de 2012. Exatamente neste dia, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa básica de juros, também chamada de taxa Selic, a qual está atrelada aos títulos públicos, para o patamar histórico de 8,5% ao ano. Desde a implementação da atual política monetária, em 1999, essa marca se apresenta como a menor taxa registrada. Um verdadeiro recorde.
 Vagueando um pouco, observamos um trabalho árduo e bem executado do governo de Dilma Roussef em manter o país na rota de crescimento, o que confirma a posição influente do Brasil no cenário econômico internacional e o fazendo seguir como um dos três países que mais distribui renda. Foram oito anos de notório crescimento econômico e de significativa distribuição de renda efetuados pelo governo Lula, labuto áspero, não sem erros, porém com resultados positivos, os quais a presidenta Dilma decidiu por dar continuidade e até multiplicar.
Inicialmente, quando Dilma Roussef tomou posse em 1° de janeiro de 2011, as atenções do governo federal estavam voltadas, no campo econômico, à eminente escalada da inflação, a qual atingiu a marca de 5,91% no ano de 2010, a maior do segundo mandato de Lula. Baseada em seu slogan de “país rico é país sem pobreza”, a presidenta tomou as rédeas da economia, procurou sim acometer um corte de gastos, não da forma ortodoxa defendida pela oposição, com austeridade fiscal e nenhuma preocupação com as condições sociais, mas sim com uma política assistencialista pragmática e uma contínua promoção do desenvolvimento, através do fortalecimento do Programa Bolsa-Família e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Noto ainda que a contínua promoção de desenvolvimento passa, necessariamente, por uma disponibilização de crédito no mercado. Entretanto, a economia brasileira sofria com uma subida gradual da inflação, atingindo 6,5% no ano de 2011. O câmbio também enfrentava problemas com a valorização exacerbada do real perante o dólar, este custando perto da casa dos R$ 1,60 no começo do ano corrente. Problemas inerentes a um país que melhora seus índices sociais e econômicos, além de transitar no limbo existente entre os subdesenvolvidos e os desenvolvidos. Ora, o que acarreta a disponibilização maciça de crédito em um mercado inflado? “É loucura!” – diz a ortodoxa oposição política brasileira.
Há de se compadecer com a falta de perspicácia quanto ao momento da economia mundial. Grécia, Portugal, Espanha, Itália... Os países europeus, como em efeito dominó, foram estourando suas bolhas de mercado. Momento de implantar novamente o regime de austeridade fiscal aplicado no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso? “Não!” – foi a resposta de Dilma. Não, porque o Brasil necessita de crédito no mercado para que haja investimento, gerando mais empregos, e o BNDES foi fortalecido nos últimos dez anos para isso. Não, porque, para que os investidores, principalmente os pequenos e médios, tenham condição de arcar com pagamento dos financiamentos, necessita-se de juros mais baixos, relativos à taxa básica ou ao spread bancário, ambos fortemente combatidos nesse período de quase um ano e meio de governo da presidenta Dilma Roussef. Não, porque simplesmente devemos ampliar nossas visões e ir além de uma política econômica ortodoxa, que preza excessivamente pelo corte de gastos, mas esquece da real função de um Estado, qual seja promover o bem-estar social. Não à toa, o Brasil está próximo do topo do ranking entre os países que mais distribuem renda, ficando claro pelas pesquisas que apontam para, entre 2003 a 2009, a renda média dos brasileiros mais pobres ter aumentado 7,66% ao ano, enquanto a dos mais ricos cresceu 3,43% anual (Fonte: Portal R7).
  É nesse sentido que observo cada medida da corajosa presidenta Dilma Roussef. Não escondo a necessidade de ainda haver muito a ser feito, seja no âmbito social, em que se deve continuar a retirada da situação de miséria em que milhões de brasileiros vivem, seja no âmbito econômico, no qual não se pode ignorar uma eminente desindustrialização do país. Contudo, verifico a capacidade de nossa governante e de sua base em superar tais obstáculos, pois as medidas até agora tomadas são de uma habilidade formidável, dignas de uma mulher que já fez história.
*Texto de João Ygor Gomes, estudante de Direito da UFPE, membro do grupo Contestação.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário